Luciana Menezes, Pioneira no ensino de Tai Chi Chuan, estilo Dong em Belo Horizonte.
É psicóloga, formada pela UFMG.
Luciana morou 8 anos em Londres, onde aprendeu Tai Chi Chuan e Qi Gong com seu primeiro mestre, Mr. E.S.Koh, vivenciando os ensinamentos orientais da forma como era ensinado na China.
Voltou para o Brasil em 1996, trazendo o estilo de Tai Chi Chuan antigo para Belo Horizonte, onde tem ensinado para grupos e individualmente.
Em 2008, trouxe o estilo do mestre Alex Dong para Belo Horizonte, e desde então vem aperfeiçoando esta arte com a supervisão deste Mestre.
Jin Shin Jyutsu:
Formada pela escola oficial Jin Shin Jyutsu do Brasil, é praticante desde 2019.
Além disso, Luciana possui um longo caminho estudando as técnicas integrativas como bioenergética, E.F.T, Tethahealing, Transmissão de retorno a fonte, Aromaterapia, Shiatsu, e práticas energéticas (com o professor Juracy Cançado), dentre outras.
O que significa Tai chi e Tai Chi Chuan?
A palavra Tai significa grande, supremo; a palavra Chi pode significar absoluto.
As palavras Tai Chi juntas significam “Supremo Absoluto”.
A palavra Chuan significa “boxe”, ou luta marcial.
Em suma, a expressão Tai Chi Chuan pode significar, dentre outras coisas, “A busca do Supremo através das Artes Marciais”.
O Tai Chi Chuan é um sistema de movimentos, derivados da arte marcial chinesa e de práticas taoístas, que visam a aumentar a vitalidade e melhorar a circulação de energia. A prática se baseia nos princípios das leis naturais do Yin e Yang, em que o fluxo do universo se manifesta em constantes mudanças e transformações, como o sol e a lua; o dia e a noite; o claro e o escuro; o externo e o interno. Assim como no universo, nosso corpo participa desta dinâmica e, no microcosmo, o Tai Chi Chuan vem integrar o corpo, a mente e a energia, o interno e o externo.
Diferente do que muita gente pensa, o Tai Chi Chuan trabalha intensamente os músculos, as articulações e os tendões; mas também a energia interna, ou seja, o Qi, pois para os chineses, ter saúde é muito mais do que manter seus exames médicos “normais”. Entende-se por saúde o aspecto geral da pessoa, como sua vitalidade, tranquilidade emocional e atitudes.
Os movimentos do Tai Chi Chuan são suaves, cíclicos, fluidos e, juntamente com uma respiração suave e profunda, evocam foco e concentração mental. Por essa razão, é uma arte conhecida como “meditação em movimento”. O esforço é gradual e surge à medida em que o corpo se fortalece e que o praticante consegue utilizar melhor sua energia interna. Com a prática constante, o praticante se volta para o momento presente, o que o ajuda a desenvolver um estado de atenção plena, de relaxamento e de paz de espírito.
O Tai Chi Terapêutico inclui: elementos da ginástica da fáscia, bioenergética , do-in, e jin shin jyutsu, além, claro, da beleza e graça do Tai chi chuan.